Perguntas e Respostas para Coordenadores de Monitoria

Qual o prazo para envio da ata da reunião departamental que aprova (ou não) o plano de monitoria e projetos?

A aprovação do Plano de Monitoria (o conjunto dos Projetos propostos) em Plenária Departamental não é uma novidade e constava do Edital de Monitoria PROGRAD/UFF Nº 02 /2021 DE 25 DE MARÇO DE 2021: “2.1.1 O Plano de Monitoria e os projetos que dele fazem parte deverão ser aprovados pela Plenária Departamental, caso o executante seja um Departamento de Ensino, ou pelo Colegiado de Curso, caso o executante seja uma Coordenação de Curso de Graduação”.
Mas a sua aprovação não precisa ocorrer em uma reunião ordinária e/ou extraordinária até essa data. Como referido na reunião, em função do prazo exíguo de que dispomos, o Executante pode aprovar ad referendum o Plano de Monitoria e referendar a ata na próxima reunião plenária que estiver programada.
Essa ata não precisa ser enviada à Divisão de Monitoria (DMO).

Uma disciplina pode estar associada a mais de um projeto?

Sim, desde que sejam projetos distintos.

Se, num projeto, houver duas disciplinas, sendo que em cada semestre letivo apenas uma foi oferecida, é válido?

Sim. Segundo o edital os projetos anuais precisam ter alunos inscritos, em ambos os semestres letivos do ano anterior, em pelo menos uma das disciplinas a ele associadas, caso contrário serão recusados pela Comissão de Monitoria.

No meu departamento os projetos permanentes tinham uma garantia de bolsa que os anuais nem sempre conseguiam.

A distribuição das vagas aos projetos compete aos departamentos e não à Divisão de Monitoria. Os critérios de distribuição são internos do departamento. Lembramos que todos os projetos permanentes, assim como os anuais,são avaliados a cada novo programa e podem ter recomendação de bolsas alteradas.

Por que não coloca no mesmo sistema os monitores voluntários?

O sistema de monitoria utilizado atualmente foi criado para gerir as bolsas de monitoria. A época, a monitoria voluntária não existia. Hoje a divisão precisa de um novo sistema que permita a inclusão do monitor voluntário. Até o sistema ser alterado, não há como incluir os monitores voluntários no sistema que temos disponível.

Quando a seleção dos monitores voluntários pode começar?

O calendário da Monitoria Voluntária acompanha a monitoria com bolsa. Para projetos que já tenham processos seletivos com bolsa cadastrados no Sistema de Monitoria pode ser aproveitado o mesmo processo seletivo. Para projetos com vagas recomendadas, porém sem vagas alocadas, o processo seletivo, que acontece fora do Sistema, pode ser iniciado tão logo as vagas estejam alocadas pelo Executante em todos os demais projetos.

Seria interessante um acompanhamento da DMO para o uso do sistema, principalmente para os coordenadores novos.

Os coordenadores novos que tenham dúvidas sobre a operação do sistema devem primeiro consultar o Manual do Sistema. Esse manual pode ser consultado no sistema de monitoria (https://app.uff.br/monitoria/) após o login no link circulado em vermelho na figura a seguir.

Como editar um projeto que antes era permanente?

Os projetos permanentes do ano passado podem ser importados como permanentes ou anuais neste ano.

Se for preciso importá-los como permanentes, deve-se selecioná-lo na tela do plano do departamento, e clicar em salvar. E eles não podem ser editados. (somente as vagas alocadas por semestre podem ser).

Quando é preciso importá-los como anuais (ou seja, quando deseja fazer alterações nele), deve-se da mesma forma selecioná-lo na tela do plano do departamento, e clicar em alterar. Neste momento  é possível alterar os campos e ele será salvo como anual.

Abaixo há uma tela como exemplo.

Se o projeto já foi importado com permanente, é possível excluí-lo e importá-lo novamente como anual para editá-lo